21 estudantes do ensino médio da rede pública estadual estão tendo acesso aos dois módulos do curso, que tem por objetivo ajudar no preparo para o mercado de trabalho
Hora de dar “enter” na inclusão, acessar facilidades e conectar-se às oportunidades. Para 21 jovens da comunidade de Lídice – distrito de Rio Claro (RJ) onde está instalada a PCH Braço –, esses serão os comandos que vão ajudar a conduzir sua formação profissional nos próximos meses.
O dispositivo para esse start? Um curso gratuito de Informática Fundamental e Excel patrocinado pelo Ecoa, uma frente de atuação implementada pelo Grupo ao qual a PCH Braço pertence.
As atividades, iniciadas no dia 6 de agosto, estão sendo feitas no CIEP local – Brizolão 296 Presidente Benes e contemplam os alunos do ensino médio matriculados na instituição da rede pública estadual. A maioria deles está cursando o terceiro ano, ou seja, encontra-se prestes a se formar e a conhecer melhor o que os espera no mercado de trabalho. Daí a importância do projeto.
“Vejo o oferecimento desse curso como algo estratégico para apoiar esses jovens. A geração Z tem uma facilidade tecnológica muito grande, só que uma facilidade para lidar com o celular. No computador, esses jovens não têm tanta familiaridade e, por vezes, não sabem nem o básico de informática, como entender os sistemas operacionais ou mandar o e-mail. Mas as empresas e as faculdades utilizam o computador como uma ferramenta de produção e, por isso, esse aprendizado é tão relevante”, destaca a consultora de Impacto Social Lorena Braga, contratada pela empresa para traçar, ao lado da comunidade, um diagnóstico sobre as demandas locais mais urgentes.
Continuidade
Esta é a segunda turma que tem acesso ao curso de Informática Fundamental. A primeira foi formada no ano passado, tendo sido composta por outros 20 estudantes, também do Ciep de Lídice. A novidade da edição 2024 é o ensino também do módulo de Excel, o que elevou a carga horária para 80 horas, a serem concluídas no fim de outubro.
Para a realização das aulas, a PCH Braço locou 20 computadores, conta com mais um disponibilizado pela escola e contratou o Senac para ministrar as instruções, que ocorrem no contraturno escolar, das 18 às 22 horas, às terças e quintas. A formatura será realizada em novembro, ocasião em que os alunos receberão dois certificados, o de Informática Fundamental e o de Excel, informou o analista de Comunicação, Osvaldo Santos.
“Os jovens de Lídice já enfrentam a distância dos grandes centros urbanos, onde está a maioria das oportunidades de emprego. Nosso papel, então, como agentes de transformação de vidas, também é encurtar a distâncias das oportunidades educadoras, trazendo cursos para esses alunos que estão prestes a encarar novos desafios e que, em poucos anos, vão entrar na vida adulta”, salienta Osvaldo.
O curso ofertado em 2024 é a terceira iniciativa da empresa para a formação profissional. Além das aulas de Informática Básica em 2023 e agora em 2024, o projeto Ecoa já promoveu cursos de Design de Sobrancelha, de Doces para Festas e de Corte e Costura, para ajudar mulheres a acessar uma nova fonte de renda, enfatizou a Analista de Comunicação Withiner Marques.
“Ver a comunidade se engajar nessas ações pensadas com todo o zelo por nossa equipe nos faz ter a certeza de que todo esse esforço compensa para todos. Esperamos oferecer ainda mais oportunidades, para que a inclusão social e profissional seja um fator agregador na vida desses moradores”, pontuou Withiner.