Projetos de responsabilidade social corporativa mobilizaram empresa como foco em empregabilidade, educação, cultura e lazer
A PCH Braço apoiou, em 2023, projetos que fazem a diferença na vida em comunidade, missão que a empresa segue abraçando para este e para os próximos anos quando se fala em responsabilidade social corporativa.
Duas das ações feitas no ano passado merecem destaque: o patrocínio ao Curso de Informática Fundamental a alunos de escola pública e o apoio à festa de Natal destinada a pessoas em situação de vulnerabilidade social na comunidade de Lídice, distrito do município de Rio Claro (RJ) onde opera a usina.
A primeira iniciativa ocorreu no CIEP de Lídice, o Brizolão 296 Presidente Benes, onde 20 jovens do ensino médio tiveram a oportunidade de fazer gratuitamente o Curso de Informática. A ação integra o projeto Ecoa, criado em 2023 pelo Grupo do qual a PCH Braço faz parte, para atender a moradores e comunidades.
As aulas começaram no dia 24 de outubro, em uma sala especialmente estruturada para a atividade no CIEP.
Os estudantes, todos do terceiro ano do ensino médio, aprenderam a utilizar o sistema operacional Windows e a se inteirar sobre as redes sociais e adquiriram conhecimento sobre aplicações básicas de Word (editor de texto) e Excel (editor de planilhas).
Com carga horária de 60h, o curso foi custeado financeiramente pela PCH Braço após ouvir as demandas da comunidade por iniciativas que trouxessem mais capacitação, qualificação e empregabilidade.
A empresa locou 20 notebooks usados pelos jovens no espaço. As aulas foram dadas pelo Senac, instituição contratada pela companhia.
Uma nova visão de mundo
O aluno Hugo Pereira, de 18 anos, integrou esta primeira turma do projeto, que se formou em dezembro. Ele conta que o conhecimento absorvido vai ajudá-lo nas conquistas no mercado de trabalho.
“Quando comecei o curso, não tinha experiência nenhuma com computadores. Então, foi muito bom pra mim. Aprendi muitas coisas necessárias. Hoje em dia, praticamente todo emprego pede um Curso de Informática. Informática não era muito o meu forte, mas, com essas aulas, ganhei um conhecimento básico graças ao curso e ao professor. Vou levar para o resto da vida”, relatou Hugo.
O apoio da PCH Braço foi muito bem-vindo, pois ofereceu uma formação adicional aos estudantes, considerou o diretor do Ciep, Rubens Monteiro. “Toda parceria que consiga trazer formações complementares para o currículo dos alunos é importante. Eles se sentem mais motivados a aprender e a se desenvolver cada vez mais dentro do da parte educacional.”
Ao final do curso, os matriculados ganharam certificado e puderam incluir o curso no currículo, um impulso capaz de ajudar muito na conquista da vaga de emprego, informou a consultora de Impacto Social Lorena Braga. “A formatura será neste ano de 2024, em fevereiro, quando a escola retoma as atividades após as férias.”
Natal Solidário
Uma outra ação bem marcante para a comunidade de Lídice foi a festa do Natal Solidário. A PCH Braço garantiu boa parte dos recursos financeiros para o evento. O projeto, realizado na rua e voltado a quem vive em situação de vulnerabilidade social, alcançou cerca de mil pessoas.
“Agradeço, em nome da equipe organizadora, a todos que sempre nos ajudam com doações para conseguir fazer o Natal Solidário com sucesso. São 11 anos de alegria. Se não fosse a PCH Braço, nada disso teria acontecido. A empresa doou quase a metade do que foi necessário para o projeto”, ressaltou o idealizador do evento, Marcelo Ribeiro.
Eixos e ODS
As ações de responsabilidade social corporativa apoiadas ou desenvolvidas pela PCH Braço atuaram em dois eixos: “Educação e Empregabilidade (no caso do Curso de Informática) e “Cultura e Lazer” (o foco do Natal Solidário).
As oportunidades também tiveram como alvo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) lançados pela Organização das Nações Unidas em sua Agenda 2030. Os ODS trabalhados foram os de número 4 (Educação e Empregabilidade) e 8 (Trabalho Decente e de Crescimento Econômico).