As empresas do BDIV11, PCH Braço, Linhares Geração (LGSA) e Tropicália Transmissora, lançaram nesta segunda-feira (18), durante a abertura da Semana Interna de Saúde, Segurança e Meio Ambiente 2021 (SISSMA), a campanha “Desplastifique. Não descarte essa ideia”, com o objetivo de promover a conscientização dos efeitos nocivos da poluição provocada pelo plástico e mobilizar os empregados e colaboradores para mudar a forma do consumo e do descarte do resíduo.
De acordo com o Atlas do Plástico, o Brasil já é o 4º maior produtor de resíduos plásticos do mundo e os oceanos são quem mais sofrem. Dados da Clean Sea mostram que a cada ano mais de 11 milhões de toneladas de plástico vão parar no mar. Além da poluição das praias, a doença e morte de milhares de animais, estamos colocando em risco um sistema que oferece 50 por cento do oxigênio do planeta e abriga a maior parte da biodiversidade da Terra. Mais de 590 milhões de pessoas dependem da pesca marinha e da aquicultura para seu sustento!
A abertura da SISSMA foi escolhida para o lançamento da campanha por se tratar de um evento que tradicionalmente une todas as equipes para debater pontos importantes para Saúde, Segurança e Meio Ambiente. “É uma semana em que todos estão dedicados a refletir e repensar, então foi nosso ponto de partida para levantar a questão do plástico em nossas vidas. Precisamos engajar a todos!”, explicou a diretora, Rosane Marques.
A meta é ir além das exigências das normas legais e do que preconiza o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), e que já é realizado por todas as usinas continuamente com a gestão correta de resíduos. Por isso, a campanha será estendida até o final do ano, explorando dados e orientando sobre alternativas ao plástico, com foco em diminuir o consumo plástico também nos escritórios e sensibilizar as equipes sobre o problema, para formar multiplicadores destes cuidados em todas as relações sociais.
A campanha
Além de um rico material informativo, as equipes das empresas receberão palestras sobre o tema e algumas medidas propostas começarão a ser executadas, entre as quais estão: fim da disponibilização de copos plásticos, que serão substituídos por material ecológico biodegradável; troca do misturador de café por haste bamboo; uso de bucha vegetal ao invés de sintética, adequação das lixeiras de coleta seletiva dentro dos escritórios e orientação da forma correta de separação e descarte do reciclável.
A iniciativa tem ligação direta com a meta do grupo em mirar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) e nos critérios de Environmental, Social and Governance (ESG).
“A poluição dos oceanos é uma preocupação que temos como empresa e como seres humanos. Uma corporação é formada por pessoas e se acreditamos que podemos contribuir, isso passa por uma mudança de cultura que envolve cada indivíduo. Esse é nosso propósito com essa campanha, mostrar que é possível pensar diferente e agir diferente para fazer diferença”, ressalta Rosane
Assista o vídeo da campanha: