Iniciativa promove educação ambiental e engajamento comunitário, com foco em comportamentos sustentáveis na região
No último dia 9 de dezembro, ocorreu o lançamento do Programa Pequeno Guarda-Parque, no Centro de Convenções Professora Walma Pereira, em Rio Claro, interior do Rio de Janeiro. O programa, realizado em atendimento ao estabelecido pelo IBAMA nas condicionantes da Licença de Operação da PCH Braço, visa promover a educação ambiental e envolver a comunidade local na preservação do meio ambiente.
O projeto surgiu da necessidade de materiais educativos específicos para a região, e tem como objetivo fornecer ferramentas que apoiem educadores nas atividades de conscientização ambiental, contribuindo para a proteção dos recursos naturais, históricos e culturais locais.
“Rio Claro está sendo pioneiro ao iniciar este programa. Embora seja uma de nossas condicionantes, o material produzido vai muito além do esperado. Ficou realmente muito bacana, e foi uma experiência enriquecedora participar e já começar a planejar as próximas ações para o próximo ano”, destaca Sabrina Lenoir, analista de meio ambiente da companhia.
O evento de lançamento do Programa teve início com um coffee break, seguido pela apresentação e distribuição das cadernetas de campo. A cerimônia contou com a presença de 32 participantes, incluindo o prefeito de Rio Claro, Babton Biondi, a Secretária de Educação de Rio Claro, Ana Paula Silva, o guarda-parque do Parque Estadual Cunhambebe, Luiz Toshio, e professores da região, reforçando o apoio local ao programa de educação ambiental.
Após o lançamento do Programa Pequeno Guarda-Parque, os participantes puderam realizar uma visita à PCH Braço e suas instalações. Durante a visita, foram compartilhadas informações sobre o funcionamento da usina hidroelétrica e os programas de monitoramento em vigência. O ponto de destaque da visita foi a subida até a área da barragem, onde foi possível admirar a vista da cachoeira do Rio Jararaca e compreender o processo de captação da água para a operação da usina. No local, foi realizada a “chuva de sementes”, um gesto simbólico que marcou oficialmente o início do Programa.
Para 2025, o Pequeno Guarda-Parque busca promover o engajamento de órgãos do município, garantindo o alinhamento nas atividades do programa. Entre as ações previstas, estão a realização de um encontro inicial com os professores para apresentar e capacitar no uso da nova caderneta de campo, além de fornecer acompanhamento técnico remoto a professores e Secretarias Municipais, assegurando a efetividade do programa.
Também serão promovidos encontros presenciais com os educadores e alunos, focando no desenvolvimento de atividades práticas em campo. Tais encontros serão realizados na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Rio do Braço, unidade de conservação criada em prol da preservação ambiental e do compromisso da PCH Braço com a preservação local.