PCH Braço avança na criação de RPPN em Rio Claro (RJ)

Representada pela sua gerente de meio ambiente e segurança do trabalho, Rafaela Rodrigues, a empresa protocolou, neste mês de agosto, a documentação para a criação da RPPN Rio do Braço, junto à Secretaria de Meio Ambiente de Rio Claro (RJ).

Estavam presentes durante o protocolo da RPPN: O Subsecretário de Meio Ambiente e Agricultura, Pedro Henrique Costa de Sousa; O secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Lázaro José Barbosa Lopes; A gerente de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho da PCH Braço, Rafaela Rodrigues; e o Secretário de Governo, Tarcísio Santos.

A Pequena Central Hidrelétrica (PCH) do Rio do Braço deu mais um passo significativo em prol da preservação ambiental da região onde está instalada e protocolou a documentação para a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Rio do Braço, no município de Rio Claro (RJ), que faz parte de um pequeno grupo de municípios que tem uma legislação específica para criação de RPPNs.

Nomeada em referência ao rio que a delimita, a RPPN Rio do Braço abrange ambas as margens do rio. Com cerca de 50 hectares, a reserva compartilha espaço com a PCH, que produz energia limpa e cuida das margens do Rio do Braço desde 2009.

O local faz parte do bioma da  Mata Atlântica e, de acordo com os dados de monitoramento feitos há mais de 10 anos  pela PCH Braço, possui registros de 182 espécies de aves, 18 espécies de répteis, 54 espécies de anfíbios, 50 espécies de mamíferos e 10 espécies de peixes. Destas, 28 espécies estão em risco de extinção, incluindo a onça-parda, a araponga e a maria-leque-do-sudeste.

De acordo com a Gerente de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, Rafaela Rodrigues, essa ação vai além de um compromisso local e destaca que a RPPN Rio do Braço se juntará a outras unidades de conservação da região, como a RPPN Sítio Fim da Picada, a RPPN Nossa Senhora da Graças, o Parque Estadual do Cunhambebe e a Área de Proteção Ambiental Alto do Rio Piraí.

A preservação ambiental vem somada a valores educacionais, sociais, científicos e de responsabilidade que impactam positivamente a empresa, a comunidade local e o meio ambiente. Desde sua instalação a PCH traz essa característica na gestão, de buscar fortalecer atividades de apoio ao crescimento ecologicamente consciente na área local.

Além da RPPN, a PCH Braço já possui outros projetos que envolvem o fomento ao desenvolvimento sustentável local. Um exemplo é o  “Pense fora da gaiola” , que trabalha ações de educação ambiental e ecoturismo de base comunitária, com atividades turísticas, especialmente o Birdwatching (observação de aves). Também, em parceria com a ONG Americana TNC (The Nature Conservancy), desenvolveu o guia de campo para praticantes de observação de aves e amantes da natureza: Aves de Lídice. 

O que é uma RPPN? 

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma unidade de conservação (UC) de domínio privado, gravada com perpetuidade na matrícula do imóvel, com o objetivo de conservar a diversidade biológica. Portanto, a decisão em transformar uma área natural em RPPN é uma iniciativa do proprietário. 

No Brasil há mais de 1500 unidades de conservação dessa categoria, reconhecidas pelas diferentes esferas administrativas (Federal, Estadual e Municipal). 

Publicado por KICK

Compartilhe

Este site não coleta cookies e usa dados pessoais de acordo com o nosso Aviso de Privacidade . Para mais informações, consulte AQUI. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.