PCH – Marcos Desafiadores de 2021

CFO - PCH Braço

O ano de 2021 foi desafiador e a Pequena central hidrelétrica se manteve firme na produção energética conseguindo atingir a meta anual.

Seguindo um protocolo rígido de segurança e controle para evitar a contaminação de seu quadro de profissionais durante o segundo ano, e mais grave período no Brasil, da pandemia, progrediu com projetos de sustentabilidade. As ações de restauração e conservação da floresta do entorno tiveram continuidade, e os frutos desse trabalho se mostraram com a 9a posição no ranking do Brasil em volume de espécies de aves observadas.

Foi ano de oficializar parcerias, entre as quais destacamos a com a The Nature Conservancy (TNC), organização não governamental que trabalha em escala global para a conservação do meio ambiente. A cooperação que já existia e gerou o guia “Aves de Lídice” ganhou nova dimensão para o “Pense fora da gaiola”, um programa ambiental muito especial que trabalha ações de educação ambiental e o ecoturismo de base comunitária.

O Pense Fora da Gaiola ganhou um perfil no instagram para ampliar a visibilidade para esta região de muitos belos pássaros, o @penseforadagaiola, e 16 alunos do curso de condutor local de turismo, treinados pela PCH Rio do Braço para guiar com o menor impacto possível, conquistaram seus credenciamentos como profissionais. Os documentos foram emitidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Eventos, Esporte e Lazer do município de Rio Claro.

Outra importante parceria foi com o Sindicato Rural e a Secretaria de Meio Ambiente de Rio Claro para fortalecer ações de combate a incêndios. O primeiro Curso de Combate a Incêndio já foi realizado com objetivo de ensinar técnicas seguras e eficientes para a população.

Junto com as outras empresas do grupo BDIV11 (Linhares Geração e Tropicália Transmissora), a PCH Rio do Braço realizou uma campanha interna de conscientização que recebeu o nome “Desplastifique. Não descarte essa ideia”, e que abordou o consumo, o descarte de plástico e os impactos para o meio ambiente e a vida humana. Em paralelo, projetou e adquiriu um viveiro de mudas, que vão gerar mudas de árvores de mata atlântica a serem distribuídas nos municípios do entorno, especialmente Rio Claro, em janeiro de 2022.

Como presidente do Conselho Municipal de Turismo, a PCH ainda participou do Fórum Regional do Turismo Fluminense, apoiando e colaborando com o debate de um turismo focado nos cuidados para potencializar os impactos sociais e ambientais positivos e minimizar os impactos negativos.

Também foi no ano em que a PCH conquistou pela terceira vez a certificação Great Place To Work (GPTW) 2021, e foi reconhecida como um dos melhores lugares para trabalhar, avaliando o clima interno e as ações voltadas para uma cultura corporativa saudável, com uma pontuação 99 em uma escala que varia de 0 a 100, após pesquisa realizada com o quadro de empregados.

Antes do ano terminar, em dezembro, uma chuva concentrada atingiu a cabeceira do rio e uma enxurrada arrastou pessoas que estavam no local. A cabeça d ‘ água provocou mortes, desabrigou diversas pessoas na região de Rio Claro e danificou uma ponte importante para a passagem da comunidade local. Uma campanha interna na PCH mobilizou funcionários e designou verba de apoio para a entrega de kits e colchões em ação emergencial, e a empresa assumiu a recuperação de uma ponte emergencial, com recursos próprios, a ser utilizada por todos.

Publicado por KICk

 

Compartilhe

Este site não coleta cookies e usa dados pessoais de acordo com o nosso Aviso de Privacidade . Para mais informações, consulte AQUI. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.