Com o projeto Pense Fora da Gaiola, desenvolvido desde 2012 na região de Lídice (RJ), a PCH Braço conquistou o 3º lugar do prêmio, um reconhecimento do GRI Club.
A PCH Braço recebeu o 3º lugar na categoria ESG no Prêmio GRI Awards 2022, com o Pense Fora da Gaiola, o projeto que atua há mais de 10 anos na conservação da biodiversidade da região de Lídice (RJ), ampliando o conhecimento da população do entorno da PCH sobre o meio ambiente, estimulando a conservação da natureza e o desenvolvimento econômico.
Como um guarda-chuva abarcando todas as ações voltadas para o desenvolvimento socioambiental regional, têm promovido levantamentos contínuos de fauna e flora existentes, fomento ao turismo de observação de aves, integração com a comunidade, além da restauração e proteção da vegetação na área da PCH.
Com ele, já foi possível registrar 314 espécies, sendo 28 ameaçadas em algum grau extinção. Também foram realizadas ações como o Curso de Agente Ambiental e a
criação do Comitê Maria Leque, junto aos moradores locais, funcionando como um fórum de discussões sobre o desenvolvimento local. Conta também com um viveiro de mudas nativas raras, para restauração e enriquecimento florestal, e um meliponário, para difusão da prática de criação de abelhas nativas sem ferrão e polinização da área.
No processo, parcerias significativas foram firmadas, com destaque para a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ e a The Nature Conservancy – TNC, com a meta de fomentar o ecoturismo, que permitiram a publicação do guia Aves de Lídice (clique aqui para conhecer), uma referência regional e importante instrumento de promoção de difusão da prática de observação de aves, um dos maiores potenciais de ecoturismo local.
GRI Infra Awards
O GRI Infra Awards é um reconhecimento do GRI Club as iniciativas por parte de empresas operadoras, concessionárias, gestoras, fundos e investidores que se destacaram no mercado de infraestrutura no Brasil. São ações que envolvem os setores de transporte, energia, saneamento básico, infraestrutura urbana e social, e ativos ambientais.
A premiação dos melhores projetos de 2022, teve como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como parte da Agenda 2030 criar cidades inclusivas, sustentáveis e justas. Os projetos finalistas representam a excelência, a inovação e o impacto social e ambiental positivos no país.
#griawards #griawards2022 #penseforadagaiola #pchbraço #premioesg2022 #biodiversidade #sustentabilidade