As Iniciativas buscaram fortalecer a educação, infraestrutura e integração social no distrito de Lídice, em Rio Claro (RJ)
Em 2024, a PCH Braço ampliou sua atuação em responsabilidade social por meio de iniciativas voltadas ao fortalecimento da comunidade local e ao desenvolvimento sustentável.
Pelo segundo ano consecutivo, a Companhia ofereceu gratuitamente o curso de Informática Fundamental e, pela primeira vez, disponibilizou o curso de Excel para os alunos do CIEP Brizolão 296 – Presidente Benes, localizado em Lídice. Entre agosto e outubro, as aulas beneficiaram 21 estudantes do terceiro ano do ensino médio.
Além do curso, a Companhia apoiou a Banda de Fanfarra do CIEP com a reforma dos instrumentos. A ação inicial visa fortalecer a cultura e incentivar as atividades extracurriculares na escola. Os projetos foram patrocinados pelo Programa Ecoa, uma iniciativa da Companhia com a missão de gerar impactos positivos nas comunidades por meio de ações sociais alinhadas às suas áreas de atuação.
Outro apoio realizado neste ano, foi destinado à Creche Municipal Menino Jesus de Praga, que atende diariamente crianças da região. A Companhia contribuiu com materiais e mão de obra para a reforma e humanização do espaço, que ganhou pinturas com temas infantis e cores planejadas para estimular as habilidades cognitivas das crianças e contribuir para o seu desenvolvimento.
As ações do Dia das Crianças e Natal Solidário, idealizadas por Marcelo Ribeiro também contaram com o apoio da empresa. As festas, realizadas nas ruas da comunidade, tornaram-se momentos aguardados, proporcionando alegria, integração e acolhimento a crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social.
Essas iniciativas estão alinhadas à Agenda 2030 da ONU, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 (Educação de Qualidade), 10 (Redução das Desigualdades) e 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis).
Estruturadas nos eixos de Educação e Empregabilidade, Fortalecimento Comunitário e Cultura e Lazer, as ações reafirmam o compromisso da PCH Braço com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar das comunidades locais.